Você esta aqui:

Notícias

Seminário de Suporte à decisão para Outorga de Águas Superficiais no Estado de Rondônia

11 de novembro de 2019 | sedam_coreh

Maíra Hilgemberg – Pesquisadora associada ao Ipea

No dia 7 de novembro, ocorreu o Seminário “Suporte à decisão para outorga de águas superficiais no Estado de Rondônia”. O evento foi realizado no Rondon Palace Hotel e estiveram presentes na mesa de abertura representando a SEDAM, o Secretário Adjunto – Edgar Menezes e a Coordenadora de Recursos Hídricos – Daniely Sant’Anna.

Maíra Hilgemberg, pesquisadora associada ao Ipea, apresentou o diagnóstico do processo de tomada de decisões  para outorga de águas superficiais do Estado. Já na parte da tarde foi apresentado o Sistema de Suporte à Decisão para Outorga de Águas Superficiais do Estado de Rondônia, o Outorga LS, pela pesquisadora associada do Ipea – Cristiane Araújo. Houve ainda a oportunidade dos presentes realizarem perguntas e proporem sugestões à ferramenta.

O estudo foi realizado na Bacia Hidrográfica do Rio Machado, que ocupa aproximadamente 40% do Estado, a ferramenta elaborada é composta por um banco de dados, adaptado para o software OutorgaLS, que contemplam dados de disponibilidade hídrica, em consonância com as diretrizes estabelecidas no PERH/RO, bem como por dados de demanda hídrica, provenientes do CNARH.

Já no dia seguinte, 8 de novembro, a ferramenta foi colocada em prática. Houve um treinamento com os analistas da Coordenadoria de Recursos Hídricos onde eles tiveram a oportunidade de ter contato com o software (OutorgaLS) e aplicarem os conhecimentos obtidos através de estudos de caso disponibilizados pelas pesquisadoras.

Fotos: ASCOM – SEDAM

Categorias: Notícias

Compartilhe